O que fazer minha caixa vibra e agora






Um dos grandes problemas dos sonofletores são as ressonâncias internas. Normalmente os paineis tendem a vibrar em resposta às frequências emitidas pelos falantes.Estas vibrações, que ocorrem com maior intensidade entre 100 Hz e 500 Hz, produzem dois efeitos bem deletérios ao som. Um deles é o "amolecimento" dos graves, o outro é notado pela "poluição" dos médios, através da modulação por ressonância.

Estes efeitos são particularmente perversos em caixas acústicas mais leves, geralmente feitas com pláticos ou madeiras mais finas, aglomerados ou compensados de menor qualidade.

Um dos pedidos que mais tenho recebido são solicitações de melhoria na resposta de conjuntos integrados, por pessoas que foram atraídas por ofertas aparentemente vantajosas e que rapidamente ficaram cansadas do som de qualidade inferior que receberam.

Uma inspeção deste tipo de som integrado mostra duas áreas que requerem atenção: a parte de potência e as caixas acústicas. Mexer na parte de potência é um projeto mais desafiador e custoso, porém melhorar a resposta das caixas é bem mais fácil e barato.

A mexida tanto pode ser feita nos falantes como no amortecimento das paredes da caixa. Vamos explorar aqui somente a melhoria e controle das ressonâncias internas. Para minimizar as vibrações tenho usado um método simples e muito barato, que consiste em colar às paredes internas da caixa uma manta de material bastante denso e que permita a absorção da energia cinética emitida pelo falante, transformando-a em calor, portanto dissipando essas vibrações.

Um material muito em conta e fácil de achar é um tipo de manta com composto asfáltico empregada em caminhões, e que é usado no guarda-pó traseiro. Esse material é vendido em casas de artigos de borracha em placas prontas em uma medida padrão.

O procedimento para a instalação dentro da caixa é o que segue:

1. Abrir com cuidado a caixa. Normalmente as caixas desses tipos de integrados são ou plásticas ( as estrangeiras) ou feitas com aglomerado leve ( geralmente as nacionais). As telas plásticas de proteção costumam ser coladas e os falantes são aparafusados no painel frontal.

2. Retirar os falantes e todo o material absorvente interno, fibra de vidro (cuidado com o manuseio, de preferência usar luvas apropriadas) ou de algodão.

3. Se houver divisor de frequências, só será necessário retirá-lo se atravancar o espaço interno necessário ao manuseio das placas.

4. As placas devem ser cortadas no tamanho certo, para serem perfeitamente encaixadas nas laterais e fundos da caixa. Elas serão fixadas com o uso de cola plástica para madeira, tipo cascofix ou similar. Melhor do que cola plástica seria o uso de massa anti-ruído, usada para painéis de automóveis, no entanto a massa anti-ruído usa um tipo de solvente que ataca facilmente as guarnições de borracha dos falantes. Essa massa é mais consistente e absorvente, fixando os painéis e ao mesmo tempo retendo mais energia acústica que os painéis sozinhos. Se for usada, deve-se esperar pelo menos uma semana com as caixas abertas, sem os falantes, aguardando a cura completa das mesma.

A seguir é só fechar as caixas e fazer o teste auditivo. Com certeza você ficará surpreso com os resultados, gastando muito pouco!

0 comentários:

Postar um comentário

 
*Para melhor visualização do SoundPortal, ajuste a resolução de tela do seu monitor aperte a tecla F11 (Windows) para visualização em tela inteira.