Como instalar o relê no remoto do cd-player para ligar amplificadores e coolers (ventoinhas) pioneer,h-buster e outros dvd automotivo.

relê auxiliar para o som do carro

visão interna do funcionamento do relê auxiliar
Como é comum na hora de instalar um som automotivo de peso no carro é necessário usar vários equipamentos que só serão acionados ao ligarmos o CD-player, ou seja, com a saida do remoto, porém, como essa saída tem uma tensão muito baixa alguns cd-player acabam queimando essa saída, e isso ocorre pelo fato de sobre carga sobre o mesmo. E surge a pergunta como evitar que o remoto do CD-player queime? a resposta é bastante simples, é necessário usar um relê para não exceder o limite da corrente da saída remota (remote) do cd-player, cerca de 300mA.

Esse relê não necessita de ser muito forte, um barato de 12 Volts e uns 5 Ampéres já serve e custa até R$5. Mas quanto mais corrente ele suportar melhor, não há desvantagem e você terá mais segurança evitando que o relê derreta caso a corrente que passar por ele aumente acima do valor nominal.

Um relê simples é composto por 4 terminais(2 + 2), ou 5 terminais (2 + 3), outros mais sofisticados podem ter 8 (2 + 3 + 3) .. 14 (2 + 3 + 3 + 3 + 3).
O relê nada mais é que um eletroímã que quando alimentado atrai uma chapa de ferro que fecha um contato que era Normalmente Aberto(NA) e abre o outro Normalmente Fechado(NF).
2 são da alimentação: (+) positivo e (-) negativo, por aqui, você controla o relê abrindo ou fechando os terminais controlados
(C) (comum) é a entrada de energia que vem direto da bateria passando opcionalmente por um fusível
(NF) é a saída normalmente fechada que é normalmente conectado a entrada comum quando o relê está desligado, isto é, sem alimentação
(NA) é a saída normalmente aberta que é ligado a entrada(C) somente quando o relê está alimentado, é o inverso do NF.
Se você tem dúvidas na pinagem do relê, pode ir fazendo testes, primeiro, descobrindo quais são os pinos de alimentação, utilizando uma fonte de tensão de 12 Volts (pois estamos falando de relês de 12 Volts), vá testando até ouvir o barulho do relê sendo acionado com isso você já achou os pinos de alimentação (+) e (-), tanto faz um terminal ser (+) e outro (-), depois, com um multímetro, teste quais pinos estão em curto e abrem ao ligar o relê, com isso você descobriu os pinos (C) e NF, mantenha uma ponta do multímetro num destes terminais(C) e teste o(s) pino(s) restantes, se ele estiver aberto e fechar com o acionamento do relê, você acaba de confirmar o ponto (C) e o NA.
O pino de entrada (C) você pega do positivo do amplificador e o (-) do relê você pega do negativo do amplificador (ligação em paralelo), você pode utilizar um fusível compatível com o valor nominal do relê. O acionamento, fio (+) do relê, você pega em paralelo com o remote que vem do cd-player e está ligado no amplificador. E a saída NA (normalmente aberto) do relê você alimenta os coolers, outros amplificadores ou outros dispositivos de baixa corrente. Como eles são de baixa potencia, cerca de 0.18A (no caso dos coolers), você poderá ligar uns 5 coolers em paralelo que não chegará em 1A de consumo.
Uma dica para direcionar o ar para varios amplificadores, é montar um sistema de dutos utilizando cano de PVC e fibra de vidro para montar o acabamento do cooler para o tubo, e este tubo pode ter aberturas direcionando o ar para determinado amplificador.
visão dos polos do Relê
30- ligar direto em um fio da bateria com um fusível (1 Ampére para amplificadores, 2 Ampéres para coolers e 5 Ampéres para neons, veja o consumo dos equipamentos alimentados pelo relê)
85- ligar na lata do carro
86- ligar no remote que sai do cd-player
87- ligar nos remotes do amplificador, ventoinha, neon, etc (verifique a capacidade de corrente suportada pelo relê)
Ligando buzinhas em um relê
Se for ligar uma nova buzina que na maioria das vezes o sinal que vem do botão no volante, esse sinal é o terra. Então a ligação fica da seguinte maneira:
30- ligar direto em um fio positivo na bateria
85- sinal que vem do botão da buzina no volante
86- ligar direto no 30 do relê (isto é, no fio positivo da bateria)
87- ligar no positivo da nova buzina ( e o terra da nova buzina na lata do carro)

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